Dia Internacional da Mulher
Adoro este poema de Victor Hugo. E uma vez que hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher, achei que fazia todo o sentido editá-lo. É sublime a forma com ele apresenta as diferentes características dos Homens e das Mulheres, apresentando uma visão poética daquilo que cada um deles tem de melhor.
Não entra na chamada «Guerra dos Sexos», não defende a supremacia de um em detrimento do outro, não faz a apologia do ser melhor, ou mais importante.
A leitura que faço do texto em questão é que os Homens são mais racionais, mais lógicos, mais matemáticos, enquanto que as Mulheres mais sensíveis, mais humanas, mais metafóricas.
No entanto, considero que este poema é um hino às Mulheres, como seres especiais e encantadores que somos :o))
Homens: Tratem-nos bem!!!
Homem é a mais elevada das criaturas, A mulher o mais sublime dos ideais, Deus fez para o homem um trono, para a mulher, um altar. O trono exalta, o altar santifica. O homem é o cérebro, a mulher o coração. O cérebro fabrica luz, o coração produz o Amor. A luz fecunda, o Amor ressuscita. O homem é forte pela razão, a mulher é invencível pelas lágrimas. A razão convence, as lágrimas comovem. O homem é capaz de todos os heroísmos; A mulher é capaz de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima. O homem tem a supremacia, a mulher a preferência. A supremacia significa a forca, a preferência representa o direito. O homem é um génio, a mulher um anjo. O génio é imensurável, o anjo é indefinível. A aspiração do homem é a suprema gloria. A aspiração da mulher é a virtude extrema. A glória tudo engrandece, a virtude tudo diviniza. O homem é um código, a mulher, um evangelho O código corrige, o evangelho aperfeiçoa. O homem pensa, a mulher sonha. Pensar é ter no crânio uma larva Sonhar é ter na fronte uma auréola. O homem é um oceano, a mulher é um lago. O oceano tem dominar a pérola que adorna, o lago, a poesia que deslumbra. O homem é a águia que voa, a mulher o rouxinol que canta. Voar é o espaço, cantar e conquistar a alma. O homem é um templo, a mulher o sacrário. Ante o templo nós descobrimos, ante o sacrário nós ajoelhamos. Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra. A mulher onde começa o Céu. Victor Hugo |